agosto, 2018

22agoalldayDo Mundo Arcaico às Cosmologias ModernasNatureza, Universo e Caos

Mais

Detalhes do Evento

As civilizações antigas olhavam os céus e de lá traziam relatos de fenômenos visíveis e de suas causas invisíveis. Para diminuir a insegurança da imensidão desconhecida do cosmos, cenários míticos de criação do mundo foram construídos.

Diferentes povos produziram diversos recitais dessa criação que resultaram estranhamente semelhantes, como se exercessem uma atração recíproca, como se partissem de uma mesma fórmula e somente a ênfase em um ou outro detalhe específico os distinguissem.

Na história recente, com o método científico, uma nova narrativa apareceu. O mundo transfigurou-se em universo e novos modos de interpretar os fenômenos do céu apareceram, propondo uma descrição completa de tudo que existe, a matéria, a energia e a própria estrutura do espaço e do tempo.

A descrição dessas totalidades sejam elas entendidas como abertas ou fechadas, o cenário onde se apresentam os diversos cosmos, embora distintos, possuem uma inusitada corrente que os liga, uma possível herança de um modo fundamental de propor uma cosmologia.

Nesse simpósio, organizado pela revista eletrônica Cosmos e Contexto juntamente com o Centro de Estudos Avançados de Cosmologia (CEAC), iremos percorrer o caminho desde a ordem mítica à orquestração científica do que existe, aquém e além da ciência, a história que as diferentes civilizações produziram e que tratam do mundo, do universo, do cosmos e do caos. E, como deve ser todo o verdadeiro saber antidogmático, questionar se devemos aceitar que somente a ciência tenha o monopólio de construção do real.

Horário

Agosto 22 (Quarta) - Setembro 24 (Segunda)

Local

CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Rua Dr. Xavier Sigaud, 150 - Urca

Organizador

Regras de comentário:Suas palavras são só suas, portanto, tente ser agradável e prestativo. Por favor, use apenas o seu nome verdadeiro e limitar a quantidade de links em seu comentário.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

X

Send this to friend